terça-feira, 1 de setembro de 2009

Dilema do dia 1º

A notícia da mudança na política de regulamentação do petróleo que adotou o regime de concessão que privatiza as reservas de petróleo, com um controle de partilha, vai contra o modelo utilizado no resto do mundo. Os oposicionistas rebateram essa proposta, mas o Presidente Lula acabou acatando tal política.

O fato é que as especulações dos economistas e dos oposicionistas acabaram se tornando verdade nessa terça-feira. Ontem após o pronunciamento das normas de regulamentação do pré-sal, a Bovespa teve uma leve queda impulsionada pela baixa nas ações da petrobrás. Fato que se repetiu hoje. A Bovespa voltou a cair, junto com o valor do barril de petróleo, um fato que já havia sido previsto pelo governador José Serra.

A capitalização da petrobrás, transformando-a em títulos do governo por um lado deixa o petróleo do pré-sal protegido contra os investidores extrangeiros, mas acaba com o interesse dos pequenos e médios investidores que foram os mais afetados.

Um dilema se instaura, a capitalização vai promover uma grande capitação de renda para o governo gerando capital para investimentos como o planejado, mas também vai afastar os investidores frenando o crescimento econômico. É o típico debate PT contra PSDB respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário