segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Mercadante desmente resolução da reunião com governadores

É pessoal, a notícia sobre as concessões do governo quanto ao pré-sal, acabaram de ser desmentidas pelo senador Aloísio Mercadante em seu twitter. Acompanhem:

"Acabou há pouco a reunião sobre o novo modelo do marco regulatório do pré-sal. Serão encaminhados ao Congresso quatro projetos de lei. O 1º cria regras de exploração com regime misto: partilha e concessão. Dos 24 maiores produtores de petróleo do mundo, 18 têm esta prática. A partilha permitirá ao Estado ter o controle sobre a riqueza. A Petrobras irá operar em 30% da reserva. Os demais 70% vão ser licitados. O 2º criará a Petrosal - empresa s/ receita q irá acompanhar os investimentos e a operacionalização da exploração sob o regime de partilha. Será criado um fundo - caixa que captará renda do pré-sal destinada à infra-estrutura. O resultado da renda será aplicado em educação, cultura, meio ambiente, ciência e tecnologia e combate à pobreza. O 4º projeto prevê a capitalização da Petrobras no valor de até 5 bi de barris de petróleo. O objetivo é garantir musculatura à empresa para gerir o pré-sal, com títulos públicos e a participação dos sócios minoritários. O governo deverá trocar com a Petrobras os seus títulos públicos pelo direito às reservas do pré-sal. Ou seja, será uma capitalização sem custo fiscal que buscará fortalecer a Petrobras."

Nada de adiar a medida de urgência, de mandar um só projeto e nem de não capitalizar a petrobrás. Com esse governo as notícias tem que ser realmente minuto a minuto. Vamos ver o pronunciamento do presidente Lula agora as 15 e 30, sobre a proposta do pré-sal. Será mesmo a ministra Dilma que vai ser a mestre de cerimônia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário